top of page

🇺🇸 American Animals (2018) 🌕🌕🌕🌕🌗

Foto do escritor: Bruno SantiagoBruno Santiago

Dirigido por Bart Layton


Sem dúvidas um dos melhores de 2018. Esperei muito tempo para ver no cinema mas infelizmente não saiu por aqui nas telonas. Porém, a espera valeu a pena. E muito.


A estreia na direção (em um longa de ficção) de Bart Layton não decepcionou. Ele já havia alguma experiência em documentários (os quais eu nunca assisti) e em American Animals ele mescla muito bem alguns elementos documentais com a recriação dos fatos contada por atores. Baseado em fatos reais (isso realmente aconteceu desse jeito, como dizem os créditos iniciais) o filme conta a jornada de quatro amigos que resolvem roubar livros valiosos de uma biblioteca. A história é revivida pelos atores (perfeitos nos papéis) e é intercalada com depoimentos dos verdadeiros "jovens". Em alguns momentos o filme mescla os dois universos e joga as pessoas reais junto com os atores. É de uma criatividade ímpar. Eu pelo menos nunca tinha visto nada parecido. A parte documental não é 100% separada da "simulação". Legal ver que os homens verdadeiros aceitaram embarcar nesse projeto.


O filme consegue ser tenso com todas as cenas de roubo e o claro nervosismo desses amadores, engraçado com a forma como a narrativa brinca com alguns detalhes que nem mesmo os quatro se lembram direito ou as vezes se contradizem, e emocionante quando chega mais perto da conclusão e sentimos o arrependimento nos olhares, tanto dos atores quanto dos "originais". Não vou dar spoilers. Apesar de ser algo que realmente aconteceu, eu não conhecia essa história, então acho legal você entrar sem saber o que esperar. Mas é a tradução perfeita do que seria um roubo hollywoodiano feito por pessoas comuns. Realmente aconteceu e o diretor parecia estar lá tamanha precisão em contar essa história.


O único motivo de ter perdido apenas meia lua para chegar à nota máxima, para mim, foi o fato dele ir abandonando algumas brincadeiras narrativas ao longo do filme. Os dois primeiros atos são cheios delas. Chegando no terceiro ato ele meio que esquece e resolve focar apenas na ficção em si, que funciona muito bem, mas falta a coesão com o que foi proposto no início. Mas isso é muito pouco.


A direção é dinâmica e por isso nunca deixa a peteca cair. Não há um momento que você queira se distrair para olhar para o lado. A trilha sonora amarra muito bem esses três gêneros: thriller, comédia, drama e documentário. É um projeto que realmente dá gosto de ver. O elenco está inspirado e com vontade. Evan Peters é um grande ator que ainda não recebeu o crédito que merece. Ele dá um show em American Horror Story, sempre. E não fez diferente aqui. Os outros três também estão muito bem escalados. E de quebra ainda temos a participação da diva, Ann Dowd.


Sem apelar para lugares comuns e clichês como inventar um romance forçado para um dos quatro personagens principais ou alguma relação complicada de família (quase faz isso mas não chega a fazer, ainda bem), American Animals é um dos melhores "heist movies" (filmes de roubo) que saiu em alguns anos. Dá um banho em superproduções como por exemplo, a mais recente Oito Mulheres e Outro Segredo. Inclusive o diretor faz uma brincadeira/homenagem à franquia dos Homens e os Segredos que rende um dos melhores momentos. Aqui ele não apela para óbvio e se joga no filme que realmente queria fazer.


Uma história fascinante e um filme fascinante.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page