top of page

🇺🇸 Assassination Nation (2018) 🌕🌕🌕🌕

Foto do escritor: Bruno SantiagoBruno Santiago

Dirigido por Sam Levinson


Que surpresa gostosa! Assassination Nation é o que The Purge gostaria de ter sido mas faltou coragem. A premissa é mais ou menos a mesma.


Ainda que com um viés bem mais voltado para jovens e o ar pop predomine durante todo o filme, não podemos dizer que a brutalidade não faz parte desse projeto. Essa vibe filme adolescente mascara o que de fato esse filme quer dizer e fazer. E não é pouco. Em termos de direção e roteiro.


Tem crítica para tudo que é lado aqui. Ele ataca desde o machismo a transfobia, passando pela hipocrisia ultra conservadora de grande parcela da sociedade americana (e porque não, brasileira também). Os comentários são ácidos e fortes, sem grandes rodeios. A mensagem final fica como um carimbo com bastante tinta, só para reafirmar tudo que foi dito antes. É um filme feminista que empodera as anti heroínas de forma super "gostosa", por mais "antiético" que seja. Aqui não tem espaço para "mimimi", no melhor (se é que existe) sentido desse termo.


E de novo, a estética pode enganar no inicio, onde o filme encontra seus maiores problemas. A direção é um pouco afobada e quer mostrar serviço a qualquer custo. Então jogam de tudo na tela para mostrar o que sabem fazer. Isso é cansativo e deixa tudo muito saturado. Acontecem excessos narrativos e de edição que incomodam. Muitas músicas da moda entrando em todas as cenas. A tela se divide o tempo todo mostrando personagens em ações e locais diferentes. O impacto se perde quando você tem que utilizá-lo muitas vezes. Mas do segundo ato em diante o filme se encontra e segue firme até o fim.


Com cenas muito bem planejadas e um uso da trilha sonora mais contido, tudo fica mais fácil de se digerir. A cena da invasão da casa toda feita em um plano sequência apenas de fora da casa, com a câmera subindo e descendo, observando as janelas da casa e acompanhando os movimentos tanto das jovens dentro da casa, como dos vilões do lado de fora, é brilhante. É o que fica na cabeça depois do filme acabar. E a partir daí começa o banho de sangue nada tímido que só ajuda a incrementar e nos pega desprevenidos. Uma delícia de ver!


Assassination Nation é um filme completinho, que se mostra afobado no inicio mas quando entra nos trilhos consegue nos deixar na ponta do sofá, ansiosos para cada novo desenrolar. Dá vontade de uma continuação. Espero se tornar a nova franquia Purge.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page