Dirigido por Andy Muschietti
Enfim o filme que eu mais esperava em 2017.
Sempre penso que a espera é a melhor parte das coisas. Geralmente quando chega o momento de fato, quase nunca as expectativas são superadas. MAS sempre existem exceções, e as melhores são quando superam e MUITO as expectativas!
QUE FILME LINDO! Estou real apaixonado! E não é o fanboy falando aqui não. Falo tudo isso com os pés super no chão.
It não é perfeito, existem defeitos sim. O início do filme poderia ter sido mais espaçado. Soa um pouco boba a montagem quando vemos, seguidamente, cada criança passando pelos seus medos. Poderia ter sido um pouco mais orgânica a edição nesse momento, o que acontece no resto filme.
Os jump scares! Eram o meu maior medo de destruírem o filme. Realmente tem muitos e volta e meia a gente dá uma leve cansada. Nenhum funcionou comigo. Acho que pra quem é vacinado com esse tipo de filme fica mais difícil, de fato.
O terceiro e último defeito é mais para quem leu o livro. Incomoda de leve a falta de desenvolvimento de alguns personagens. Todas as crianças no livro tem suas histórias muito bem exploradas. Eles são todos fascinantes! Só que por ser um livro de 700 e sei lá quantas páginas, fica complicado fazer tudo isso num filme de 2 horas e 15 minutos! Mas ainda assim sentimos uma leve falta de compreensão maior da onde uns 3 personagens, pelo menos, vem. A maneira como eles tocam na questão do racismo é muito sutil, quase nula, por exemplo. Assim como o bullying com alguns personagens que não fica muito evidente. Porém, é algo que a gente aceita muito bem tendo em vista que não tem como MESMO colocar tudo.
Agora, o resto ta todo ali. De forma surrealmente saudosista! Que filme GOSTOSO de se assistir! É quase que uma mistura de Os Goonies com Stand By Me e com umas pitadas de gore maravilindas! O livro mesmo sempre teve essa vibe desses filmes. É muito bom ver que alguém fez um filme seguindo exatamente a mesma essência do livro. A direção é impecável. Super estilizada na medida certíssima. Não só nos momentos descontraídos do filme, que são excelentes e tem um timing maravilhoso, como nas partes de terror que funcionam de uma forma quase vintage pra quem curte o gênero. Os movimentos de câmera são MUITO bons.
O roteiro é muito esperto e focado também. Apesar de entendermos quem são os personagens, o que é fundamental pra história acontecer, o resto todo é único e exclusivamente centrado na trama principal. Tudo gira em torno disso. Li algumas críticas dizendo que as cenas de terror são desconectadas. Não vejo sentido algum nisso quando temos todas as cenas sendo amarradas pelo palhaço Pennywise e todos os medos individuais das crianças. Essa É a história e isso que o filme mostra, assim como o livro. Não tem nada gratuito ou fora de lugar. Tudo serve pra gente entender como funciona esse universo da cidade de Derry e mostrar como as coisas vão se desenrolar no final.
Acho que o ponto mais forte do filme, enfim, são os atores. QUE TIME maravilhoso que escolheram. Todos são muito bons individualmente e quando juntos ficam mais fortes ainda! Há uma sintonia e uma química invejável entre eles! Tudo bem que os personagens escritos pelo Stephen King são hipnotizantes por si só. Com boas atuações mirins a coisa só melhorou! Difícil escolher o preferido mas acho que fico com Eddie, o hipocondríaco. Esse menino rouba a cena todas as vezes que tá na tela. É surreal!! Curiosíssimo pra saber quem serão os atores que vão interpretar eles mais velhos no próximo filme!
E Pennywise! Se talvez o único ponto realmente bom da mini serie da década de 90 fosse Tim Curry como Pennywise, aqui temos Bill Skarsgård dando um show que chega arrepiar. Não necessariamente de medo, mas de quão chocante ele está bem no papel. É outra pegada. E ficou lindo demais! Não conhecia o trabalho dele e já virei fã!
Com pouquíssimos e quase inexpressivos defeitos e MIL qualidades, não tem COMO não dizer que a espera valeu cada segundo! Amei It! Poderia ser fácil um daqueles filmes que a gente lembra com muito carinho da nossa infância. E acredito real que vai ser pra futuras gerações. Clássico instantâneo.
Em tempo, It não é um filme assustador sobre um palhaço assassino. Não vá imaginando isso. Pra quem curte Stranger Things (que teve a sua inspiração TODA do livro do Stephen King, by the way), é um prato cheio!
Esse pra mim, é nota 10. E vou correndo assistir no IMAX agora, pela segunda vez!
Comments