Dirigido por Cory Finley
É difícil falar sobre Thoroughbreds pois é um filme tão perfeitinho que beira ser sem sal.
Duas amigas planejam o assassinato do padrasto de uma delas. Melhor manter a sinopse desse jeito para não entregar maiores detalhes. O legal do filme está justamente nas camadas das personagens. As duas são complexas e possuem diversas nuances que enriquecem a sua relação. Um ótimo trabalho das atrizes por sinal.
O filme começa com uns toques de comédia dark, mas o climão suspense está sempre pairado no ar. A trilha sonora que entra as vezes com batidas fortes funciona bem na ambientação. Aliás, um detalhe sonoro do próprio filme (o barulho de um aparelho de ginástica que nunca vemos na tela, só escutamos) que é usado como a trilha sonora na cena clímax é muito bem pensado para construir a tensão desse momento. A direção consegue usar bem alguns momentos mais "artsy" com enquadramentos bonitos e câmeras lentas. Mas é aquele "indie pop", que nunca larga as raízes de um filme mais jovem. Essa pegada mais comercial acaba tirando um pouco do brilho que o filme poderia ter. Mas isso a gente deixa passar.
A história caminha super bem até o final que nos promete uma coisa, mas ao invés de espertamente revirar essa convenção, após a cena impactante ele segue exatamente como disse que seria. Daí ficamos com aquele gostinho amargo na boca de "é isso mesmo então?". Ele constrói uma clima super eficaz durante os dois primeiros atos (e até mesmo por quase todo o terceiro ato) para no final jogar um balde de água fria na gente. A divisão do filme em capítulos não me pareceu ter propósito nenhum. E eu sou defensor de "estética por estética". Mas nesse caso, nem estilo foi acrescentado com essa intervenção. Soou bobo e perdido.
No fim das contas é um filme bom, competente, que poderia ter tido um final catártico e chocante mas parece que arrega e não tem coragem de ir além. E nesse caso, a última impressão foi a que ficou. Então tem que ser feito um esforço para lembrar que a sua atenção esteve presa até o final por mérito da direção e do roteiro que se perderam apenas na linha de chegada.
Comments