top of page

🇺🇸 Ben Is Back (2018) 🌕🌕🌕🌕

Foto do escritor: Bruno SantiagoBruno Santiago

Dirigido por Peter Hedges


Sou fã de carteirinha do trabalho da Julia Roberts. Acho inclusive que ela é pouco reconhecida pelo potencial que tem. Apesar de volta e meia cair no lugar comum em suas atuações, não deixa de sempre ser ótima. Ben Is Back é praticamente dela.


O filme começa como um drama sobre um jovem viciado que volta para casa da reabilitação para passar o natal e vai se tornando algo mais. Até que no terceiro ato se torna praticamente um suspense. A mudança levemente brusca não tira o brilha. Para muitos, essa "indecisão" do que quer ser pode ser prejudicial no resultado final. Não me incomoda.


O filme faz o trabalho direitinho na parte dramática com interpretações, não só de Roberts como também do Lucas Hedges, que fez um personagem diferente de tudo que já tinha feito. Ele serve como complemento para a protagonista brilhar, e como disse, ela ofusca qualquer um. O desespero da mãe tentando a todo custo lidar com a incerteza se seu filho esta no caminho certo ou esta mentindo, é muito bem retratada e interpretada. E em contraponto o jovem que vive esse conflito interno de querer se manter limpo mas entra o tempo todo em contato com gatilhos que podem desencadear um retrocesso. O diretor soube entrelaçar essas duas realidades de forma intrigante e puxa o espectador para dentro daquele dia em que o filme se passar. Tudo isso é bem explorado com cenas comoventes de verdade ao longo dos primeiros atos do filme. A cena da igreja merece destaque. Difícil não se emocionar.


O terceiro ato, que segue um clima mais "thriller", também funciona bem, nos deixando ansiosos e incomodados. Não só pelo clima mais intenso que o filme vai levando, saindo do ambiente urbano arrumadinho das famílias ricas e indo para um submundo mais sujo, mas também pela dúvida que também possuímos, junto com a protagonista, do que realmente esta acontecendo. Sentimos cada suspiro da personagem. E no final, apesar da solução encontrada ser um pouco destoante com o caminho que o filme levou, conseguimos nos sentir aliviados. Afinal, por mais trágica que a história seja, sempre desejamos o melhor quando os personagens são cativantemente escritos.


Ben Is Back é um ótimo filme que impressiona pela ousadia do roteiro ao tomar rumos que não esperaríamos. Temos que nos livrar dos rótulos e das caixinhas que colocamos os filmes antes mesmo de termos assistido. Apesar de "limpo" demais, e sem grandes novidades narrativas, nos presenteia com duas atuações fortíssimas. O drama é o que se espera de um drama e o suspense é o que se espera de um suspense. Poderia ter sido mais e não é um filme que vai ficar gravado na memória, mas é impossível não se pegar inteiramente conectado com tudo que acontece durante a 1h43 de filme. Merecia uma estreia com mais destaque por aqui.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page