top of page

🇨🇳 Long Day's Journey Into Night (2018) 🌕🌕🌕🌕

Foto do escritor: Bruno SantiagoBruno Santiago

Dirigido por Gan Bi


Imagina o cenário: David Lych dirigindo uma mistura de Blade Runner, God Only Forgives e Enter The Void, em chinês. Dá mais ou menos isso.

Um experiência audiovisual como nada que já tinha passado antes. Um filme "neon neo noir" com um ritmo lento, colorido, escuro e melancólico. Não espere explicações ou uma história linear. Não tem nada disso aqui. A idéia é se entregar ao que você está vendo e se deliciar com as imagens maravilhosas que surgem na tela. A fotografia é a coisa mais linda. Riquíssima em cores e textura. E toda a montagem do filme é brilhante.

Quando entramos no cinema nos dão óculos 3D, mas no início do filme surge uma mensagem dizendo que não é um filme 3D, porém nos convida a colocar os óculos quando o protagonista der a entender. Só aí já cria-se a expectativa e a ansiedade. Durante os primeiros 70 minutos de filme vemos presente, passado, lembranças e imaginação. Tudo misturado. As peças estão lá, nós que temos que montar o quebra-cabeças. Eu ainda não consegui resolver tudo, e já tem dois dias que assisti. Preciso ver de novo. Filmes assim que intrigam e fazem a magia valer realmente a pena.

Depois dos 70 minutos, o personagem entra em um cinema para ver um filme 3D. Sabemos ai que o convite chegou. E é aí que entra o título do filme. Cheguei a arrepiar. O que vem a seguir é um plano sequência (DE VERDADE) de 50 minutos. E um daqueles extremamente elaborado em termos do que a câmera faz. Acompanhamos o caminho de uma moto por uma estrada de terra, descemos de tirolesa para uma cidade em ruínas, jogamos sinuca, voamos pelo céu e seguimos os personagens pelas ruas e escadas dessa cidade. É literalmente surreal. Não só a técnica usada mas também o roteiro que embarca em um sonho nessa segunda metade do filme. A ousadia da proposta como um todo é algo reconfortante. Precisamos de gente assim fazendo filmes assim, saindo da casinha. Isso sim traz inovação.

Ficaremos de olho nesse diretor chinês que tem apenas 29 anos e já está dando um show de maturidade e precisão atrás das lentes.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page