Dirigido por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman
Esse filme vem levando tudo que é prêmio na categoria de animação e está sendo super aclamado, tanto pela crítica quanto pelo público. Então as expectativas não estavam baixas. E mesmo assim conseguiu superar todas elas e levar uma notinha máxima.
Que é um dos melhores filmes do Homem-Aranha, isso é um fato. Talvez só perca para os dois primeiros filmes do Sam Raimi. Mas mesmo assim tenho fortes dúvidas se não supera ambos. A começar pelo visual deslumbrante. É um tipo de animação diferenciado. Combina o estilo dos quadrinhos com diversas inserções de texto e divisões de telas, com desenho comum e animação 3D. Tudo isso junto e misturado. É colorido, energético e empolgante. Não tem um segundo do filme que você se pegue entediado. O que a Pixar fez com animação de super-heróis em Os Incríveis, a Sony pegou e melhorou a experiência. Há tempos que não saia do cinema empolgado com todas as cenas de ação que te fazem não querer piscar.
Daí vem o conceito do filme que é muito intrigante. Ele pega elementos de filmes de ficção científica sob a roupagem de universos paralelos e traz uma história surpreendentemente bem amarrada e coesa. Você, adulto, se pega investido e intrigado com o desenrolar daquela confusão toda. Os momentos finais que combinam esse estilo visual com essa história complexa (?) formam uma fusão de cores, grafismos, ação e tensão, que te faz pensar: "olha eleeeee!". Palmas reais para o que conquistaram aqui.
Dentro dessa idéia de unir vários homens (e mulheres) aranhas é que o filme se diverte (e nos diverte), misturando estilos de desenhos diferentes, todos coexistindo em cena. Todos tem sua importância e conseguem arrancar pelo menos um momento de risada ou apego de alguma forma. Além de toda essa ação desenfreada que enche os olhos, a gente tem um humor de super bom gosto e cenas que me fizeram lacrimejar. Realmente não parecia uma animação. Conseguia enxergar os personagens além disso e tomar como verdade tudo que acontecia na tela. Emociona mesmo, gente!
Não é uma animação boba para crianças. Não se iluda com esse pré conceito. Se você ama os filmes da Pixar, por exemplo, esse faz jus, e ainda te apresenta um planejamento visual impactante.
Enfim, uma animação que eu esperava ser ótima e foi muito melhor do que isso. Me fez rir, chorar, suar, ficar nervoso e sair com um sorrisão do cinema. Um futuro Oscar muito merecido. Assistam legendado (as vozes realmente dão a vida aos personagens, não tem como ser diferente), e se possível em 3D. Esse vale!
Esse filme é incrível!
💕💕