top of page

🇺🇸 Summer of 84 (2018) 🌕🌕🌕

Foto do escritor: Bruno SantiagoBruno Santiago


Esse é outro filme que exige uma certa paciência, o que não é tão justo na hora de analisá-lo como um todo.

Summer of 84 segue a cartilha dos filmes de sessão da tarde dos anos 80, como Stand By Me e Os Goonies. Quatro amigos entrando na adolescência, começam a desvendar um mistério que envolve um serial killer e um vizinho. Uma típica aventura/suspense juvenil que consegue conversar com um público mais maduro devido aos seus diálogos não tão limpos assim. Afinal estamos falando de adolescentes no auge de seus hormônios. Isso ajuda a criar uma empatia e uma realidade maior para com os quatro meninos. Mas todo o resto que se espera dessa nova onda de filmes de homenagem aos anos 80 está presente aqui. Inclusive, na minha opinião, temos a melhor trilha sonora baseada em sintetizadores a lá John Carpenter que eu vi recentemente. Se me falassem que o mestre quem compôs essa trilha, eu não questionaria.


A direção consegue distrair o público com alguns momentos inventivos e certeiros nas homenagens. Zooms rápidos e planos mais abertos fazem parte do repertório dos três diretores, que parecem se divertir durante toda a produção do filme. Intercale isso com algumas cenas mal elaboradas e, até mesmo, pobres em inspiração. Quando combinamos isso com o roteiro aparentemente simplório, clichê e "lugar comum", encontramos um filme que não consegue nos entreter 100%. Surge um início de tédio, por assim dizer. A sensação de que já sabemos o final nos acompanha o tempo todo. E bem ou mal, existem apenas duas opções de conclusão. Não é tão complexo assim.


Só que chegam os minutos finais e o filme dá uma guinada. Não pelo valor da tal "surpresa" mas pela forma como optam por mostrar isso. Vemos uma certa dose de violência gráfica que não esperaríamos para esse tipo de filme. Ainda mais quando acontece o que acontece e com quem acontece (não vou entrar em spoilers). Mas realmente me peguei de boca aberta na "segunda parte do plot twist". E depois disso o filme acaba como uma porradinha na cara de quem estava esperando um "feel good movie" com final feliz. Alguns podem não gostar justamente dessa mudança de tom repentina que o filme segue. Para mim, acrescentou um sabor a mais em um filme que poderia ser mais do mesmo.


Summer of 84 começa morno, continua morno, e entrega um final surpreendentemente realista e pé no chão que nos faz refletir sobre qual impressão que fica, a primeira ou a última?



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page