Dirigido por Andrew Bujalski
Desde Todo Mundo em Pânico que sou fã de Regina Hall. Do humor pastelão dessa franquia até um drama mais contido como em Support The Girls ela sabe captar a nossa atenção. Nesse caso o filme é quase todo dela.
Basicamente acompanhamos um dia da vida da gerente e das garçonetes de uma rede de restaurantes do tipo Hooters. As garçonetes são sexys e seus corpos são explorados ao máximo. Alguns comentários sobre cota para negras são feitos ao longo do filme. O sistema se mostra cruel e sem a menor compaixão ou empatia. Mas as duas garçonetes principais e sua gerente são pessoas incríveis que infelizmente tem que se enquadrar nesse esquema para ganhar a vida. O filme foca nos esforços da gerente em trazer o máximo de dignidade para esse ambiente. Ou seja, apesar de encontrar vários impasses mostrando que essa vida não é fácil, é um filme desses que enchem o coração de bons sentimentos. É um "feel good movie" com partes mais duras sobre a vida real.
Maci, a personagem de Haley Lu Richardson, uma garçonete exageradamente otimista chega perto de ser tão cativante quanto a gerente Lisa (Regina Hall), uma mulher forte e decidida que faz de tudo para seguir suas convicções, mas que em breves momentos, só através do olhar, mostra um cansaço interno pela luta incessante de uma vida complicada e cheia de impasses.
A direção é bastante tímida e simplória, não tentando fazer nada muito além da cartilha. A idéia é mostrar a vida dessa mulher e só. Um daqueles filmes que pega um recorte da vida de alguém. Adoro esse tipo de projeto pois são os melhores para entregar uma das funções do cinema, que é gerar uma reflexão sobre pessoas e relacionamentos. Um verdadeiro estudo antropológico. E Support The Girls acerta pois não apenas consegue mostrar essa aula de empatia por uma pessoa que jamais tentaríamos entender a realidade, sequer a perceberíamos, como também o faz com muita leveza sem nunca tentar esconder uma realidade mais crua.
Um filme fofo, realista e paupável. Vale muito a pena a investida do tempo se você tem paciência para acompanhar uma história sem grandes acontecimentos.
Comments